Sua saúde nossa especialidade

Endereço:

Rua Venezuela 237, Centro de Naviraí MS

Você sofre com refluxo?

Sensação de queimação e dor são os sintomas principais do refluxo, que incomodam bastante e podem atrapalhar a rotina.

Mas, afinal, em que consiste o refluxo? ?

De forma resumida, podemos dizer que o conteúdo estomacal, incluindo ácido e bile, voltam do estômago para o esôfago, causando inflamação no esôfago.

Várias podem ser as causas e cada caso deve ser avaliado pelo gastro, que considera a história clínica e solicita exames ?

Para prevenir e controlar o refluxo, é importante:

– Mastigar bem os alimentos.
– Comer mais vezes ao dia e em refeições menores.
– Esperar pelo menos 2 hrs para deitar após uma refeição.
– Evitar o consumo de bebida alcoólica e de comidas gordurosas.
– Controlar o peso.

Existem medicações e procedimentos para tratar o refluxo.

‼️Passe por consulta com o gastro ‼️
A nossa equipe conta com o Dr José Antonio Martins.

Centro Médico Santa Ana
(67) 4042-0035
Naviraí (MS)

Vamos falar sobre a saúde do homem?

Homem, hoje o nosso recado é para você!

Estamos na campanha Novembro Azul, de prevenção do câncer de próstata. É um mês que te convida a olhar para a sua saúde, deixar os tabus de lado e se cuidar.

‼️ Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) revelou que 46% dos homens só vão ao médico quando sentem algo ‼️

É um dado preocupante. A prevenção salva vidas.

Qual foi a última vez que você você passou por um check up médico? Que tal parar o que está fazendo agora agendar uma consulta?

Centro Médico Santa Ana
(67) 4042-0035 (ligações e WhatsApp)
Naviraí (MS)

Mês de prevenção ao Câncer de Mama

A campanha Outubro Rosa visa é divulgar informações sobre o câncer de mama e ressaltar a importância da  prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, ocupando a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil.

A boa notícia é que a doença tem cura, especialmente quando descoberta precocemente.

Mulher, qual foi a última vez que você fez o autoexame? E quando você passou pelo ginecologista e realizou os exames de prevenção?

O câncer de mama pode ser prevenido e quando descoberto em fases iniciais, as chances de cura são altas.

Não deixe para amanhã!
Cuide-se! Ame-se!

Centro Médico Santa Ana
(67) 4042-0035
Naviraí (MS)

Setembro Amarelo acende discussões sobre o suicídio

Doença mental é coisa séria e precisa de tratamento.

No mês de prevenção ao suicídio, queremos te convidar a buscar informações para aprender a ajudar quem está lutando contra problemas que envolvem a saúde mental. O assunto, infelizmente, ainda é rodeado de tabus.

De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

Informe-se! Ajude quem precisa ?

Centro Médico Santa Ana
(67) 4042-0035
Naviraí (MS)

Precisamos falar sobre os desafios da amamentação

Muito se fala sobre os benefícios da amamentação e sobre a importância do aleitamento exclusivo até os 6 meses de vida do bebê. 

Porém, muitas mulheres encontram  desafios e dificuldades para amamentar, sendo fundamental contar com uma rede de apoio.

Conheça os principais desafios e o que fazer. Lembrando que quando se a dificuldade persistir, a orientação é procurar um profissional de saúde.

  • Demora na descida do leite: estimule a mama com sucção frequente do bebê, com extração manual ou por bomba do leite. 
  • Bebê com dificuldade  para sugar: um profissional de saúde deve verificar a causa da dificuldade e orientar a conduta mais adequada.
  • Mamilo plano ou invertido: ajude o bebê a abocanhar o mamilo e a aréola e tente diferentes posições para facilitar a pega. 
  • “Leite empedrado”: deixe o bebê mamar em livre demanda, faça massagem com movimentos circulares nas mamas, e procure ajuda profissional se não conseguir esvaziar a mama para não evoluir para uma mastite.
  •  Mastite (inflamação das mamas):  procure um profissional ou serviço de saúde.

Centro médico Santa Ana
(67) 4042-0035
Naviraí (MS)

 

Saiba como fortalecer a sua imunidade

“Você precisa fortalecer a sua imunidade”. “A sua imunidade deve estar baixa”.

Certamente, você já escutou estas frases ou já falou para alguém. Isso porque ter o sistema imune fortalecido previne doenças e mantém a saúde em dia.

A imunidade é a capacidade do organismo se defender contra agentes causadores de doenças. O sistema imunológico é formado por moléculas, células, tecidos e órgãos que garantem a defesa e o equilíbrio do corpo.

Diversos hábitos contribuem com a imunidade.

? Sono reparador.
?? Prática de atividade física.
??‍♀️ Manejo do estresse.
?Alimentação equilibrada.

Quanto à alimentação, indica-se a ingestão de vegetais, legumes, grãos integrais e frutas, cujas quantidades devem ser definidas de acordo com as necessidades individuais.

Converse com o seu médico e fortaleça o seu sistema imunológico.

Como está a sua imunidade?

Centro médico Santa Ana
(67) 4042-0035
Naviraí (MS)

Junho Vermelho, mês de incentivo à Doação de Sangue

Se você ainda não é doador de sangue, queremos aproveitar o mês dedicado à conscientizar e incentivar à doação, para te convidar a pensar no assunto.

Separamos alguns motivos para você se tornar um doador.

– Uma única doação de sangue, de 450 ml, pode salvar a vida de até 4 pessoas. Além disso, essa quantidade é reposta no organismo em 24 horas.

– O consumo do sangue é diário e contínuo, sendo utilizado em diversas situações, como anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, tratamento de câncer e outras doenças graves.

– Não existe nada que substitua o sangue, por isso, é fundamental que os estoques dos hemocentros sejam sempre repostos.

– Não existe risco de contrair doenças infecciosas na doação.
Para doar, existem alguns cuidados básicos que devem ser realizados no dia. Dentre as contraindicações estão a idade, peso, gravidez e algumas doenças específicas.

Você já doou sangue?

Centro Médico Santa Ana
(67)4042-0035
Naviraí (MS)

Santa Ana participa da ação “Todos contra a Dengue” da Prefeitura de Naviraí

O Centro Médico Santa Ana participou da ação “Todos contra a Dengue”, em conjunto com o Núcleo de Controle de Vetores da Prefeitura de Naviraí.

A ação visa estimular medidas para prevenir a disseminação do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue, além de estimular a população a fazer a sua parte.

A melhor forma de prevenção é eliminar água parada em vasos de plantas, pneus, garrafas, recipientes, dentre outros locais que possam servir de criadouro do mosquito ?

‼️Que tal olhar o seu quintal hoje?

Centro Médico Santa Ana
(67) 4042-0035

Dr José Martins, gastroenterologista do Santa Ana, concede entrevista sobre Câncer de Intestino

O gastroenterologista da nossa equipe, Dr José Martins, participou ao vivo de um bate papo com o Dr William Santussi sobre Câncer de Intestino.

Dados do INCA revelam que o câncer de intestino é o segundo mais frequente no aparelho digestivo e o terceiro que mais mata no Brasil. A cantora Simony e os ex-jogadores Pelé e Roberto Dinamite são celebridades que sofreram com a doença. A cantora Preta Gil anunciou recentemente que recebeu o diagnóstico.

Durante mais de uma hora de entrevista, o Dr José Martins falou sobre as causas, riscos e tratamentos da doença?

Também alertou sobre a importância do diagnóstico precoce, explicando que as chances de cura são altas nesses casos, e apontou alguns sinais de alerta para o câncer de intestino e cólon, como:

– evacuar sangue
– alteração do hábito intestinal
– fezes finas/afiladas
– urgência para evacuar
– dores abdominais

No entanto, ele destacou que quando a pessoa começa a ter sintomas, o câncer já pode ter evoluído, sendo fundamental manter as consultas e exames de rotina em dia mesmo sem a presença de sintomas

?O bate papo completo você pode conferir no YouTube do Dr William Santussi.

Dr José Antonio Martins
Gastroenteorologista (RQE 3295)
(67) 4042-0035
Centro Médico Santa Ana
Naviraí (MS)
www.cmsantaana.com.br

Janeiro Branco chama a atenção para a Saúde Mental

O mês de janeiro é marcado pela campanha Janeiro Branco, que chama a atenção para a importância da saúde mental.

Sabe por que janeiro foi escolhido? Pelo fato de ser o primeiro mês do ano, um tempo que inspira novas reflexões e metas. Sendo assim, é um convite para colocar a saúde mental entre os objetivos do seu novo ano.

E por que o branco? Por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar novas expectativas, desejos e histórias. Então, a ideia é que a saúde mental faça parte dos seus novos projetos.

Lembre-se: Cuidar da saúde mental, é cuidar da vida! ?
Como você está cuidando da sua?

Centro Médico Santa Ana
Naviraí (MS)
(67) 4042-0035
www.cmsantaana.com.br